Em 2009, 13.180 famílias de agricultores familiares de Minas Gerais foram beneficiadas com kits para a implantação de pomares domésticos. Isso foi possível por meio do Minas Sem Fome, programa da Emater-MG. A proposta visa à melhoria da qualidade de vida das famílias mineiras.
Para levar uma vida saudável, entre outros cuidados, é preciso manter uma boa alimentação. Pensando nisso foi criado o projeto Pró-pomar, ação desenvolvida por meio do Minas Sem Fome, que possibilita aos agricultores familiares do Estado a implantação de pomares domésticos. Os principais objetivos do projeto são: desenvolver o hábito de consumo regular de frutas frescas; melhorar o abastecimento de frutas e subprodutos ou produtos processados no município e elevar a receita familiar com a venda de excedentes da produção.
“A disponibilidade de frutas produzidas em pomares próprios motiva o hábito de consumi-las regularmente. Desse hábito, resultará o adequado suprimento de minerais e vitaminas que o corpo humano necessita”, diz o coordenador técnico estadual de Fruticultura da Emater-MG, Deny Sanábio.
Em 2009, cada agricultor recebeu um kit com mudas frutíferas e adubo. Para participar do programa, os interessados devem procurar o escritório local da Emater-MG ou o Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável. A Empresa é a responsável pela compra e distribuição das mudas. Os beneficiados ainda recebem orientações dos extensionistas.
O projeto também visa à diminuição de despesas e a geração de renda. Com o pomar doméstico, as famílias não precisam comprar frutas e os agricultores ainda podem aumentar a renda familiar com a venda da produção excedente. “O Pró-pomar tem ajudado melhorar a qualidade de vida das famílias beneficiadas, possibilitando uma alimentação diversificada e de qualidade, além de oferecer uma nova opção de renda”, disse o coordenador-adjunto do Minas Sem Fome, Flávio Antônio.
O Pró-pomar foi criado em 2005. Até 2009, 95.698 famílias foram beneficiadas. Este ano, o projeto superou a meta de famílias atendidas chegando ao número de 13.180. Para 2010, o objetivo é beneficiar cerca de 15 mil famílias.
Agência Minas
dia 1 de dezembro foi escolhido como Dia Mundial de combate à AIDS, quando o mundo une forças para a conscientização sobre a doença. Desde o final dos anos 80, o Dia Mundial de combate à AIDS vigora no calendário de milhares de pessoas ao redor do mundo.
Apostando em projetos educativos, envolvendo profissionais de saúde e população, Ribeirão das Neves, há três anos, vem se organizando para o controle efetivo da leishmaniose visceral, a forma mais grave das leishmanioses, que pode matar se não for tratada. A doença é transmitida pelo mosquito palha, um inseto que, após picar um cão infectado, pode transmitir a doença para outros cães e para as pessoas.
Em parceria com os gestores municipais de DST/Aids de 21 municípios mineiros, a Coordenação de Ações de Saúde para a Pessoa em Privação de Liberdade da Secretaria de Estado de Saúde (SES) discutiu, nesta quinta-feira (22), em Belo Horizonte, estratégias de capacitação para as equipes de saúde prisionais do estado. O evento realizado no espaço Helium abordou a ampliação das ações de DST/Aids para a saúde prisional em Minas e realizou uma contextualização da atual situação no estado.
A Farmácia Popular é uma parceria da Prefeitura Municipal de Ribeirão das Neves com o Governo Federal e foi implantada com o objetivo de levar à população medicamentos com preços a baixo custo. São mais de 96 tipos de remédios com descontos de até 90%, entre eles estão medicamentos para hipertensão, diabetes, colesterol alto, anticoncepcionais, antibióticos, dentre outros.
A gravidez indesejada, aos poucos, deixa de ser um problema enfrentado pelos jovens mineiros. Os adolescentes estão mais responsáveis em relação ao sexo. Pelo menos é o que indica a pesquisa do Ministério da Saúde (MS), divulgada em setembro. Em Minas Gerais, o número de partos realizados em meninas entre 10 e 19 anos reduziu 33,2% nos últimos dez anos. Uma queda superior à média nacional, que foi de 30,6%. Entre as razões para esse cenário está o acesso dos jovens às políticas públicas de orientação sexual.
Para nortear prefeitos e secretários municipais acerca das ações e demandas na área da saúde nos municípios da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), foi realizada nesta terça-feira (15), em Esmeraldas, reunião itinerante da Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Belo Horizonte (Granbel). Durante o encontro foi apresentada uma série de prioridades pelos secretários municipais de saúde.
A Fundação Hemominas convida doadores voluntários de sangue, principalmente com Rh Negativo (O Negativo, A Negativo, B Negativo e AB Negativo), a comparecerem em suas unidades na capital e no interior. Nos últimos dias, a diminuição crítica dos tipos de sangue negativos foi registrada pela Hemominas em toda a sua rede, com uma baixa de cerca de 30% no comparecimento de doadores com esse Rh. Na maior unidade em Belo Horizonte – Alameda Ezequiel Dias, 321 - foi registrado o comparecimento desses doadores 50% menor que o movimento usual. Não foi identificada uma causa específica para esse refluxo dos doadores com Rh Negativo.
O Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Esportes e da Juventude (Seej), lançou nesta quarta-feira (5) o projeto “Pode Crê!”, que desenvolverá ações voltadas para a educação sexual de 330 jovens moradores de áreas carentes de Belo Horizonte. As aulas serão dadas por jovens integrantes de uma ONG formada por soropositivos, que irão relatar as próprias experiências e orientar os jovens sobre a prevenção da Aids. 
