Com publicação de texto, governo de Minas está oficialmente autorizado a dar andamento na privatização da companhia de saneamento
O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), sancionou a lei que permite a privatização da Copasa. O texto, aprovado na semana passada pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), foi publicado no Diário Oficial do estado nesta terça-feira (23/12). Com isso, o Executivo mineiro está oficialmente autorizado a dar andamento na venda da companhia de saneamento.
A proposta aprovada pelos deputados estaduais, que agora virou lei, assegura a manutenção do contrato de trabalho dos empregados da Copasa por 18 meses, contados a partir da desestatização da empresa. Além disso, após esse prazo, o governo de Minas pode lotar os trabalhadores em outras entidades públicas estaduais.
No processo de privatização da estatal, o adquirente deverá tomar algumas medidas, de acordo com a nova legislação. Entre elas, atender metas de universalização da prestação dos serviços de abastecimento de água e de saneamento em todas as cidades atendidas pela companhia, bem como a aplicação da tarifa social para a população vulnerável.
Foram sete meses de discussões na Assembleia para aprovar a venda da Copasa, processo que teve forte obstrução da oposição de Zema na Casa. Na última quarta-feira (17/12), em uma sessão que durou nove horas, os deputados estaduais colocaram fim aos debates e autorizaram que o governo de Minas privatize a companhia de saneamento.
O texto aprovado determina que os recursos obtidos pela desestatização da Copasa sejam usados para amortização da dívida de Minas com a União, atualmente em cerca de R$ 180 bilhões, ou para cumprir as obrigações previstas no Programa de Pleno Pagamento de Dívidas dos Estados (Propag).
A intenção da gestão de Zema é vender a companhia para o segundo ponto. Para aderir ao Propag, são necessárias contrapartidas dos estados, entre elas, investimentos adicionais em áreas específicas. O governo de Minas pretende usar os recursos da privatização para aplicar em educação profissionalizante, infraestrutura e segurança, previstos no programa federal.
A Prefeitura de Ribeirão das Neves, por meio da Secretaria Municipal de Educação, oficializou o resultado final do segundo turno da consulta popular para a escolha de Diretores e Vice-Diretores das escolas municipais. O processo, referente ao Edital nº 002/2025, definirá a gestão das unidades de ensino para o quadriênio 2025/20292.
Processo Marcado por Debates
Embora o documento oficial apresente apenas os nomes eleitos, os bastidores da consulta foram marcados por intensa movimentação. Relatos da comunidade indicam que o processo foi considerado polêmico, com discussões acaloradas sobre a participação ativa de vereadores na campanha para determinados candidatos, o que gerou debates sobre a influência política dentro do ambiente escolar.
Resultados Oficiais
De acordo com a publicação feita no Diário Oficial dos Municípios Mineiros no dia 17 de dezembro de 20253, as chapas vencedoras nas principais unidades escolares em disputa neste segundo turno foram:
Escola Municipal Benjamin Ferreira Guimarães - Diretor(a) eleito: Eunice Gonçalves Botelho de Souza - Vice: Roberia Guimarães Nogueira Rodrigues
Escola Municipal Deraldo José de Souza - Diretor(a) eleito: Patricia Romagnoli Costa - Vice: Elida Verissimo de Araújo Domingos
Escola Municipal Elvira de Freitas Oliveira - Diretor(a) eleito: Daniela Araújo da Silva - Vice: Cleide Mayrink Franco
Escola Municipal Francisco Labanca - Diretor(a) eleito: Luciene Martins Santiago Pimenta - Vice: Hebert Lúcio Santos
Escola Municipal Hilda Neves de Melo - Diretor(a) eleito: Elina Calisto de Castro - Vice: Kenia Cristine Soares Cunha
Escola Municipal Joaquim Diniz Rocha - Diretor(a) eleito: Renata Cerqueira Diniz Siman - Vice: Fabiane Barbosa da Silva
Próximos Passos
A homologação final desses resultados consolida a equipe que estará à frente das instituições nos próximos quatro anos. A Comissão Organizadora Central da Consulta Popular foi a responsável por tornar público o desfecho do pleito. A autenticidade dos resultados pode ser verificada no site oficial do Diário Municipal através do código identificador 21C5F2A4.
Segundo a Polícia Militar, crime ocorreu no bairro San Genaro, em Ribeirão das Neves; namorada e mãe da vítima apresentaram versões diferentes sobre o caso
De acordo com a Rádio Itatiaia, um homem foi morto a tiros na noite desse domingo (21), no bairro San Genaro, em Ribeirão das Neves, após uma discussão com a namorada em um bar. Segundo a Polícia Militar (PM), a vítima foi identificada como William Antonio Dutra.
Em depoimento à polícia, a mãe da vítima, que não será identificada, relatou que William e a namorada ingeriam bebida alcoólica em um bar da região quando começaram uma discussão. De acordo com ela, durante o desentendimento, a companheira do filho teria agredido William e afirmado que chamaria “os caras da biqueira” para resolver a situação. Ainda conforme o relato, a mulher teria ido até outro bar próximo e pedido ajuda, alegando que estava sendo agredida.
Já a namorada de William apresentou outra versão aos policiais. Ela contou que estava com a vítima em um bar quando ele demonstrou ciúmes do proprietário do estabelecimento e a agrediu com um soco no rosto. Para se defender, afirmou ter revidado. Consta no Boletim de Ocorrência (BO) que, após a confusão, William atravessou a rua e foi até outro bar, onde passou a xingar frequentadores e a própria companheira.
Ainda segundo a mulher, nesse momento, um homem teria agredido William com um capacete. Depois disso, ela relatou que o casal voltou para casa, onde a discussão continuou. Pouco tempo depois, o mesmo homem, teria invadido a residência, agredido a mulher com uma coronhada e, em seguida, efetuado diversos disparos contra William. O suspeito fugiu na garupa de uma motocicleta pilotada por um homem conhecido na região, segundo o relato da companheira da vítima.
A perícia da Polícia Civil esteve no local e recolheu 16 estojos de munição calibre 9 milímetros. O corpo de William foi encaminhado ao Instituto Médico-Legal (IML), e o caso será investigado pela Delegacia Especializada em Homicídios de Ribeirão das Neves.
A Prefeitura de Ribeirão das Neves, por meio da Secretaria Municipal de Fazenda, está em fase de execução do plano de transição para dois novos ambientes fiscais que trarão mudanças importantes na rotina tributária do município a partir de 1º de janeiro de 2026. As alterações vão impactar diretamente todas as empresas prestadoras de serviços estabelecidas na cidade.
Entre as principais mudanças está a implantação de um novo sistema municipal de gestão do Imposto Sobre Serviços (ISS). A ferramenta será responsável pela escrituração dos serviços tomados e pela emissão das guias de recolhimento do imposto, com acesso pelo portal oficial da Prefeitura.
Outra mudança relevante é a adoção oficial do Emissor Nacional da Nota Fiscal de Serviços Eletrônica (NFS-e). O sistema, desenvolvido pela Receita Federal do Brasil em conjunto com o Comitê Gestor do Imposto sobre Bens e Serviços (IBS), passa a ser o único meio autorizado para emissão de notas fiscais de serviços no município.
A utilização do Emissor Nacional da NFS-e está prevista na Emenda Constitucional nº 132/2023 e na Lei Complementar nº 214/2025, que estabelecem as diretrizes da Reforma Tributária. A partir de 1º de janeiro de 2026, todos os prestadores de serviço de Ribeirão das Neves deverão emitir suas notas fiscais exclusivamente por meio da plataforma nacional.
Para garantir uma adaptação tranquila por parte dos contribuintes, a Prefeitura já está promovendo ações de orientação divulgando os conteúdos nos canais institucionais do município.
De acordo com a Secretaria Municipal de Fazenda, a transição faz parte da preparação técnica do município para a Reforma Tributária e tem como objetivo modernizar os processos, ampliar a integração com os sistemas nacionais e garantir mais segurança, transparência e padronização na arrecadação do ISS.
A Secretaria Municipal de Fazenda orienta que as empresas prestadoras de serviços acompanhem as publicações oficiais da Prefeitura de Neves para se manterem informadas sobre os prazos, procedimentos e orientações relacionadas à implantação dos novos sistemas fiscais.
O governador de Minas Gerais, Romeu Zema, anunciou na tarde da sexta-feira (19/12) a autorização para a realização de um novo concurso público para o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG).
Ao todo, serão abertas 342 vagas para reforçar o efetivo da corporação no estado. A distribuição das oportunidades será feita da seguinte forma:
- 321 vagas para novos soldados;
- 21 vagas para oficiais.
O comunicado foi feito por meio das redes sociais do governador. Na publicação, Zema destacou que a medida tem o objetivo de “honrar o compromisso com a proteção dos mineiros”. Ele ressaltou ainda que o reforço no efetivo é essencial para garantir que a corporação continue atuando com “excelência e agilidade” no atendimento à população.
Ação para coibir a prática ilegal vai reunir 1.400 policiais nas áreas urbanas e rodovias
A Polícia Militar de Minas (PMMG) lançou, na quinta-feira (18/12), em todo estado, a Operação Cavalo de Aço. O objetivo é prevenir e reprimir a prática dos denominados "rolezinhos do grau”, que consistem na execução de manobras perigosas e desordem em via pública, desrespeitando normas do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).
Entre as ações planejadas pela PM para a operação, há o monitoramento de redes sociais pelo serviço de inteligência e o uso de drones para identificar os locais de possíveis aglomerações para a prática dos "rolezinhos", em apoio às unidades operacionais. A operação tem como foco tanto as áreas urbanas quanto as rodovias estaduais e federais delegadas sob a responsabilidade da PMMG.
Segundo o porta-voz da PMMG, capitão Rafael Veríssimo, nos últimos anos, a população mineira, principalmente nos dias que antecedem o Natal e o Ano Novo, tem se deparado com esses eventos ilegais, nos quais motoqueiros se reúnem em vias públicas para a prática de manobras perigosas, que afetam moradores, pedestre e condutores, além de provocar perturbação de sossego e transtornos urbanos.
Ainda segundo o capitão, o foco da operação não é a pessoa que usa a motocicleta como instrumento de trabalho e, sim, aqueles que a utilizam para transgredir normas e cometer crimes.
“A Polícia Militar está atenta a esse fenômeno e tem realizado operações constantes. Para Operação Cavalo de Aço 2025 serão empregadas 1.400 policiais militares em motos policiais, recurso logístico que permite uma vantagem tática e operacional à instituição, tanto para realização de atividades preventivas quanto para abordagens e capturas dos infratores”, destacou.
Balanço 2024
Na edição da operação Cavalo de Aço de 2024, 1.477 pessoas foram presas e 128 adolescentes apreendidos, além de 1.023 motocicletas apreendidas e outras duas mil removidas.
A Casa de Cultura Vitória Moreira Neves foi reinaugurada nesta segunda-feira, 22, marcando a retomada de um dos mais importantes equipamentos culturais do município, agora revitalizado, estruturado e preparado para ampliar o acesso da população às ações culturais, formativas e criativas.
As intervenções realizadas no espaço tiveram como objetivo revitalizar, modernizar e devolver aos nevenses um equipamento cultural mais acessível, funcional e acolhedor, adequado ao retorno das atividades de formação artística e de difusão cultural. A reforma proporcionou melhorias na infraestrutura, acessibilidade, iluminação, climatização e a adequação de três novas salas, voltadas especialmente para cursos de musicalização e prática instrumental, além de outras atividades formativas.
A Casa leva o nome de Vitória Moreira Neves, professora que construiu uma trajetória marcante na educação do município, deixando um legado de compromisso com o ensino, a formação humana e a valorização do conhecimento. Sua dedicação à educação e à comunidade nevense faz da Casa de Cultura um espaço que simboliza não apenas a produção artística, mas também o papel transformador da educação na vida das pessoas.
Com a reinauguração, a Casa de Cultura passa a contar com uma nova grade de cursos e oficinas, abrangendo diferentes linguagens artísticas e criativas, como expressão vocal, artesanato, bordado, arte em papel e produção musical. A proposta é fortalecer a formação cultural, estimular novos talentos e criar oportunidades de aprendizado e geração de renda.
Além da programação formativa, a Casa de Cultura também passa a oferecer formas inovadoras de uso de seus espaços, conforme a demanda da comunidade. Entre as possibilidades estão o uso agendado para ensaios e encontros de artistas e grupos locais, a implantação de um coworking cultural voltado a produtores e artesãos, além da realização de saraus, palcos abertos com música, poesia e performances.
O espaço também estará aberto à proposição de residências artísticas de curta duração, permitindo o desenvolvimento de projetos e trocas culturais em parceria com a Secretaria Municipal de Esporte e Cultura. A Casa poderá ainda sediar feiras e exposições com trabalhos produzidos por alunos e artistas locais, fortalecendo a economia criativa e ampliando o acesso da população à cultura.
A reforma da Casa de Cultura integra as ações do município voltadas ao fortalecimento da política cultural local, sendo realizada com recursos da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB) – 1º Ciclo, conforme previsto no Plano Anual de Aplicação de Recursos (PAAR).
Cursos com inscrições abertas
A Casa de Cultura Vitória Moreira Neves será reinaugurada na próxima semana e já está com inscrições abertas para cursos e oficinas. Confira abaixo a relação das atividades disponibilizadas no espaço à população:
Expressão Vocal – Técnicas de respiração, projeção e canto
Tramas e Bordados – Pontos básicos e técnicas criativas de bordado
Introdução à Arte em Papel – Corte e colagem artística
Artesanato Laço – Oficina prática de criação artesanal
Música Mainstream – Gravação e distribuição digital para artistas independentes
Noções Básicas de Áudio – Fundamentos do som e do áudio digital
Mixagem e Masterização Básica de Áudio – Passos iniciais para mixar e finalizar faixas musicais
As inscrições podem ser realizadas online, por meio do link disponibilizado clicando aqui, ou presencialmente na Secretaria Municipal de Esporte e Cultura, na Rua Ari Teixeira da Costa, nº 1.100, bairro Savassi.
Pela 2ª rodada da Copa Itatiaia KTO, realizada neste domingo (21), o Nantes, representante de Ribeirão das Neves, sofreu uma dura derrota em casa: 3x0 para o Imperial, de Vespasiano.
Com o resultado, a equipe nevense se distancia da classificação para a próxima fase da maior competição de futebol amador do Brasil.
A rodada movimentou toda BH e Região Metropolitana com 22 jogos recheados de emoção. Agora, o Nantes precisa vencer e torcer por resultados para seguir vivo no torneio.
A cidade de Ribeirão das Neves, pode estar próxima de um importante avanço na área da saúde: a construção de um novo hospital público, com recursos provenientes do Governo Federal, por meio do Fundo de Investimento em Infraestrutura Social (FIIS), vinculado ao Novo PAC.
Com cerca de 340 mil habitantes e uma das maiores populações da RMBH, Ribeirão das Neves convive com uma rede de saúde pressionada e carente de unidades hospitalares de média e alta complexidade. A construção de um hospital municipal é uma demanda histórica da população e tem sido constantemente pautada em audiências públicas e discussões do orçamento participativo da cidade.
O FIIS, lançado em 2023 como parte do Novo PAC Seleções, é um fundo destinado ao financiamento de obras e projetos voltados às áreas de saúde, educação, cultura e esporte. Segundo informações do Governo Federal, mais de R$ 18 bilhões serão destinados à saúde em todo o país, com foco na construção e ampliação de hospitais, maternidades e centros especializados.
Embora ainda não haja confirmação oficial do repasse específico para Ribeirão das Neves, a expectativa é que o município apresente proposta dentro dos critérios do programa federal. Se aprovado, o projeto poderá garantir à cidade um novo hospital com estrutura moderna e voltado ao atendimento 100% SUS, contribuindo para a redução da sobrecarga em unidades regionais e o fortalecimento do sistema local de saúde.
A proposta reforça o compromisso com a justiça social e o direito à saúde, especialmente em cidades periféricas e com alto índice de vulnerabilidade socioeconômica, como é o caso de Ribeirão das Neves. Entramos em contato com a prefeitura para saber onde será investido o valor, mas não obtivemos retorno.


O RibeiraoDasNeves.net é atualmente o maior site de conteúdo de Ribeirão das Neves. Nosso principal objetivo é oferecer diariamente aos nossos leitores informação de utilidade pública e imparcial.
No ar desde janeiro de 2009, o portal é a maior referência na internet para assuntos relacionados ao município.
SAIBA MAIS